Arte em palavras…

A mente é um profundo poço de nossas incompreensões ou compreensões indigestas, e quanto mais energia investimos na repressão desses sintomas, com mais força eles irão voltar.

Contudo a perspectiva de dar cores e formas a esses conteúdos permite-nos uma reorganização dos mesmos. A arte é uma possibilidade de expressão do nosso indizível. Isso nos convoca a um lugar de reflexão sobre como desejamos escoar e transformar nossos conteúdos psíquicos.

Uma das formas de interpretação dos conteúdos psíquicos, para algumas psicologias é a arte. Esta presta-se como importante ferramenta de interpretação dos símbolos psíquicos. A arte é descrita por inúmeros autores como “portadora” de uma função terapêutica de grande importância. Ela torna-se um poderoso canal de escoamento de conteúdos psíquicos difíceis de lidar, mas que nas cores de um pincel, se tornam visualizáveis, de forma mais suportável e algumas vezes até bela.

A arte nos convoca a um lugar de implicação em nossas dificuldades psíquicas, ao invés de atribuir a culpa aos outros. Ela nos torna responsável e implicado em nossa própria transformação e crescimento subjetivo.

Esse post foi publicado em Arte e Psicanalise, Psicanálise e Outros Saberes, saúde mental e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s