Meu Querido Sintominha!!!!

Por mais incômodo que possam ser nossos sintomas, ainda sim eles nos são muito queridos! Digo querido no sentido de familiar, pois por pior que seja a condição que nos encontramos preferimos o conhecido a aventurar-se ao desconhecido. É disso que se trata um processo de análise. Apostar num desconhecido, que também comporta resistências veladas. É poder desfazer-se de nossos queridos sintominhas a partir da visão dos quão velhos e ultrapassados eles estão. E que só se re-atualizam porque nos agarramos a eles, tal qual um querido ursinho! Não é algo fácil, nem tão pouco simples de se fazer. Porém o primeiro passo é arriscar-se a mudança. Porque na medida em que não nos arriscamos já estamos no NÃO. Então arriscar é poder ganhar um SIM! Ora! De qualquer forma no NÃO, você já está, quando não embarca no processo de se conhecer. É necessário coragem para olhar a si próprio.

Esse post foi publicado em Análise, Psicanálise, Psicologia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Meu Querido Sintominha!!!!

  1. Muito bacana esse post! O olhar no espelho, o estar só consigo e o silêncio parecem para muitos pessoas motivo de dor e medo. Aprendi que no silêncio e na solidão nos desapegamos da “permanência” que na realidade não existe, e conseguimos ir de encontro a situações e experiências reais, proporcionando assim um estado de felicidade autêntico. Viajei? Não sei… mas estou vivenciando isso.
    Paz e Arte!
    Lu

  2. Luisa disse:

    Exatamente! Precisa de muita coragem para olhar a si proprio, e mais que isso reconhecer os defeitos e tambem suas qualidades. Uma vez ouvi alguem falar: “quem quase vive ja morreu”, e eu acho que esse post tem tudo a ver. Temos que nos entregar, sentir, viver, com toda intensidade, claro que com cautela..rs..
    porem, acredito que so assim seremos mais plenos e completos. Se nao nos arriscarmos, como saberemos o que e bom e o que e ruim para nos mesmos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s